Por que fazer auditoria tributária na minha empresa?

Quando se fala em auditoria tributária, logo se associa a empresa terceirizada e como consequência aumento de despesas. Este pensamento permaneceu forte por muito tempo entre administradores e empresários.

Contudo, a modernização e informatização dos controles fiscais implantados inicialmente pelo Governo Federal, produziram uma mudança radical de paradigmas que até então pareciam intransponíveis.

Com a implantação do Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), muitas empresas tiveram dificuldades em adequar-se a esta nova metodologia para apresentar suas operações aos órgãos fiscalizadores.

Foi exatamente nesse momento que os administradores entenderam a importância de manter controles internos bem estruturados e dinâmicos, pois muitos autos de infração foram lavrados pela fiscalização que também passou a ser eletrônica.

Mas qual a importância destas auditorias tributárias?

A auditoria tributária tem como objetivo fazer o cotejamento entre as operações realizadas pela empresa, com os registros fiscais e contábeis decorrentes destas operações, com o intuito de reduzir riscos e aumentar a lucratividade.

Com isso, o papel do contador tornou-se fundamental para esclarecer e mostrar que um bom trabalho de auditoria tributária, traz mais segurança para as operações da empresa e facilita o cumprimento das obrigações legais.

A auditoria tributária, além de fazer uma análise sobre os aspectos fiscais e administrativos de uma corporação, pode também evitar que a companhia seja notificada pelo fisco em razão de eventuais erros em registros fiscais ou até mesmo pela inobservância de regras legais inerentes a uma determinada operação.

Certo, mas quais as vantagens que uma auditoria desta natureza pode trazer para minha empresa?

Um bom auditor fiscal, o qual geralmente é um contador independente, é o responsável em analisar todas as operações da empresa e se todos os impostos foram pagos em dia, se eventualmente houve erros no cumprimento da legislação aplicável à empresa face a sua atividade econômica, e quais são alternativas previstas para corrigir as falhas.

Feito este trabalho de levantamento, o auditor vai ajudá-lo através de uma análise estritamente técnica a buscar eventuais vantagens fiscais aplicável à empresa e que resultará em economia e melhores resultados.

Em linhas gerais, como funcionaria esta auditoria tributária?

O auditor, preferencialmente, deve ser alguém sem vínculo trabalhista com a empresa. Isso porque, além de ser uma pessoa ou conjunto de pessoas altamente qualificadas, precisa ter independência, discrição e imparcialidade.

O auditor solicita os arquivos magnéticos contendo os registros das operações e documentos da empresa para que possa fazer uma comparação entre os pagamentos de tributos efetivados, as finanças da empresa, níveis de estoques, métodos de cálculo e apuração dos custos, registros de investimentos, operações de logística dentre outras. Sua função principal é verificar a existência de falhas nos processos, através de cruzamento de dados, buscando erros nos pagamentos de impostos ou fraudes que possam comprometer os resultados da empresa e indicar as ações para correção destes desvios minimizando ou extinguindo os riscos de uma eventual autuação.

Feito todo este trabalho, o auditor tributário deve avaliar o cumprimento de todas as normas legais vigentes, quais sejam, de natureza Municipal, Estadual e Federal. Dentre estas normas, temos os principais tributos a serem analisados:

·         IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica);

·         CSSL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);

·         SPED CONTRIBUIÇÕES PIS (Programa de Integração Social);

·         SPED CONTRIBUIÇÕES COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);

·         IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);

·         SPED ICMS/IPI (Escrituração Fiscal Digital)

·         SPED ECF (Escrituração Contábil Fiscal);

·         ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza);

·         II (Imposto de importação);

·         Esocial (Contribuições sociais sobre a folha de pagamentos);

·         NF-e (Nota fiscal eletrônica);

·         CT-e (Conhecimento de transporte eletrônico);

·         MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais);

·         NFC-e ( Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica);

·         NFS-e ( Nota Fiscal de Serviços Eletrônica).

·         DIPJ ( Declaração de imposto da pessoa jurídica);

·         eLalur ( Livro de apuração do lucro real e contribuição social).

Com um olhar atento sobre estes tributos e declarações, a auditoria pode evitar notificações e multas que poderão trazer prejuízos para a empresa e criar um passivo fiscal desnecessário.

Concluído o processo de auditoria, será emitido um relatório detalhado para a empresa, contendo todas as ocorrências a avaliação, os procedimentos e recomendações do auditor ou grupo de auditoria, no sentido de melhoras as operações através de ações claras e consistentes.

Qual a qualificação profissional devo buscar para esta missão?

O Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo. São milhares de leis, decretos, instruções normativas e resoluções sofrendo alterações diariamente. Com isso, é de fundamental importância que o auditor tributário tenha qualificação e experiência no assunto para desempenhar tal atividade.

Ter uma visão eficiente e conhecer as variáveis que afetam as corporações em matéria tributária, não é uma tarefa fácil. Por isso, necessário que as empresas busquem no mercado um bom profissional ou uma consultoria especializada que certamente fará um bom trabalho.

Com bons profissionais e foco na correção de eventuais desvios na gestão tributária das empresas, os riscos de sofrer uma penalidade são reduzidíssimos.

De outro lado, com um olhar atento e um bom planejamento tributário, pode-se identificar créditos tributários a recuperar ou tributos pagos indevidamente a compensar, o que certamente vai refletir nos resultados da empresa e deixa-la mais competitiva.

Preferindo, entre em contato com um de nossos advogados especialistas, eles terão o prazer em lhe ajudar. Fale conosco pelo WhatsApp através do telefone 11 97303-2764.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *